Aeroportos Estrangeiros
 

 

 

Relacionado:

> Aeroportos

> Os maiores aeroportos do mundo

> Os maiores aeroportos Brasileiros

 

 

 

Aeroporto Internacional Narita (Tokyo)

O Aeroporto Internacional de Narita foi construído para desafogar o Aeroporto Internacional de Haneda, o principal aeroporto internacional do Japão até então. Em 1966 o governo japonês tornou público o estudo de criar um novo aeroporto para Tokyo. A escolha do local do novo aeroporto foi um ponto de conflito entre o governo e os moradores da região, que durou até 1983. O aeroporto foi inaugurado em maio de 1978 sob um alto nível de segurança para evitar manifestantes. Até 2015 Narita foi o único aeroporto no Japão onde os visitantes eram obrigados a apresentar identidade na entrada.

Inicialmente o aeroporto absorveu todo o tráfego de voos internacionais de Haneda, fazendo com que a Japan Airlines mudasse seu principal HUB para Narita. Porém, mais tarde, Haneda voltou a receber voos internacionais, dividindo o tráfego com Narita.
Em março de 1991 foi inaugurado o serviço de trem direto para o Terminal 1.
O Terminal 2 foi inaugurado em dezembro de 1992, aliando o Terminal 1 que nessa altura já estava totalmente saturado. Já a segunda pista foi inaugurada em abril de 2002, a tempo para a Copa do Mundo.
Em 2003 o aeroporto foi privatizado, passando a ser controlado pela NAA (Narita International Airport Corporation). Em 2006 o aeroporto reorganizou as companhias aéreas de acordo com as alianças globais, onde as companhias aéreas da SkyTeam ficaram na Ala Norte do Terminal 1, as da Star Alliance a Ala Sul do Terminal 1 e as da Oneworld no Terminal 2.
Em julho de 2010 foi inaugurada a Narita Rapid Railway, reduzindo em 20 minutos o tempo de viagem.
Em abril de 2015 foi inaugurado o Terminal 3, para companhias aéreas de baixo custo.

Fundação: 1978
Código ICAO: 
RJAA
Código IATA:
NRT
Comprimento das pistas:
2,5 e 4,0 km
Passageiros por ano:
10 milhões
Distância da cidade: 62 km
Website: www.narita-airport.jp
Companhias que operam no aeroporto:
Terminal 1: AeroMexico, Air Busan, Aircalin, Air Canada, Air China, Air France, Air New Zealand, ANA, Asiana, Austrian, Bamboo, Delta, Egyptair, Etihad Airways, Ethiopian, EVA Air, KLM, Korean Air, LOT, Lufthansa, MIAT Mongolian, SAS, Shenzhen, Singapore, Swiss, Thai, Turkish, United, Uzbekistan, Virgin Atlantic, Vietnam, Vladivostok Air, Xiamen
Terminal 2:
Air India, Air Macau, Air Seoul, Air Tahiti Nui, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Emirates, Iberia, Grauda Indonesia, Hong Kong Airlines, JAL - Japan Airlines, Jetstar, Malaysia, Pakistan, Philippine, Qantas, Qatar Airways, SiriLankan
Terminal 3: AirAsia, Jetstar, Vanilla Air

 

 

Aeroporto Internacional Haneda (Tokyo)

O Aeródromo de Tachikawa era o principal aeroporto de Tóquio, uma base militar a 35 km de distância do centro. Em 1930 o Ministério dos Correios Japonês comprou uma porção de 53 hectares de terra para construir um novo aeródromo. O Aeródromo de Haneda foi inaugurado em 1931, com uma pista de concreto de 300 metros, um pequeno terminal e 2 hangares. O primeiro voo foi no dia 25 de agosto de 1931, um transporte de carga para Dalian. Os primeiros voos no aeroporto tinham como destino o próprio Japão, Taiwan, Coréia e Manchúria. Em 1939 a pista foi estendida para 800 metros e uma segunda pista de 800 metros foi concluída. Além disso o tamanho do aeroporto cresceu para 72,8 hectares. Durante a Segunda Guerra Mundial o aeroporto se tornou quase exclusivamente militar. Em setembro de 1945 o aeroporto foi entregue às forças de ocupação. Sob novo comando, o aeroporto foi ampliado, ganhando uma pista de de 1.650 metros e outra a de 2.100 metros. Em junho de 1946 o aeroporto já cobria 257 hectares. Haneda recebeu seus primeiros voos internacionais de passageiros em 1947, quando a Northwest Orient Airlines iniciou voos com DC-4 para os Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Filipinas. Em 1947 a Pan American World Airways incluiu Haneda na sua rota de volta ao mundo. Os EUA devolveram parte do aeroporto ao Japão em 1952 e mantiveram uma base em Haneda até 1958, quando o restante da propriedade foi devolvido ao governo japonês.
A Japan Airlines iniciou suas primeiras operações domésticas a partir de Haneda em 1951. Porém o primeiro terminal de passageiros oficial do aeroporto só foi inaugurado em 1955. Uma extensão desse terminal para voos internacionais foi aberta em 1963. A Air France chegou em Haneda em novembro de 1952, a BOAC em 1953, e SAS em 1957. Em 1964, ano das Olimpíadas de Tóquio, foi inaugurado o Monotrilho entre Haneda e o centro de Tóquio. A introdução de jatos e do widebody Boeing 747 fez com que Haneda atingisse sua capacidade máxima em pouco tempo. Em 1966 o governo decidiu construir um novo aeroporto para voos internacionais. Em 1978, o Aeroporto Internacional de Narita foi inaugurado, fazendo com que Haneda tornasse um aeroporto doméstico. Os únicos voos internacionais restantes foram para Taiwan e Honolulu, que resistiram até 2002, quando também foram transferidos para Narita.
Em 1993 foi inaugurado o novo Terminal 1, concentrando os voos da Japan Airlines. O Terminal 2 foi concluído em 2004 e concentrou os voos da ANA. O aeroporto também ganhou novas pistas em 1988, 1997 e 2000.
Em junho de 2007 o aeroporto voltou a receber voos internacionais, porém apenas em horários limitados. Em maio de 2008 os voos internacionais foram completamente liberados.
Em outubro de 2010 foi inaugurado o Terminal 3, exclusivamente para voos internacionais, e também uma nova pista. Em 2014 foi concluída uma expansão no terminal internacional, adicionando um novo píer e uma expansão do pátio de aeronaves.

Fundação: 1931
Código ICAO: 
RJTT
Código IATA:
HND
Comprimento das pistas:
2,5 e 3,0 km
Passageiros por ano:
25 milhões
Distância da cidade: 17 km
Website: www.tokyo-airport-bldg.co.jp
Companhias que operam no aeroporto:
Terminal 1: JAL - Japan Airlines, Skymark, StarFlyer
Terminal 2:
ANA - All Nippon Airways, Air Do, Skynet Asia Airways, StarFlyer
Terminal Internacional:
Air Canada, Air China, Air France, AirAsia X, American Airlines, ANA, Asiana, British Airways, Cathay Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Delta, Emirates, EVA Air, Grauda Indonesia, Hainan Airlines, Hawaiian, JAL, Juneyao, Korean Air, Malaysia, Okay Airways, Philippine, Qantas, Qatar Airways, Shanghai Airlines, Singapore, Skymark, Spring Airlines, StarFlyer, Thai, Tianjin, Tigerair, United, Vietnam

 

 

Aeroporto Internacional Chek Lap Kok (Hong Kong)
 
O Aeroporto Chek Lap Kok foi projetado para substituir o Aeroporto Kai Tak, construído em 1925. Na década de 1990, Kai Tak havia se tornado um dos aeroportos mais movimentados do mundo e estava totalmente saturado. Um estudo de planejamento de 1974 identificou a pequena ilha de Chek Lap Kok como um possível local de substituição do aeroporto, longe do centro da cidade. No entanto o governo engavetou o projeto por razões financeiras e econômicas. Em outubro de 1989 o governo de Hong Kong retomou o assunto e iniciou as obras do novo aeroporto em 1991. O aeroporto foi construído em uma grande ilha artificial formada pelo achatamento e nivelamento das ilhas Chek Lap Kok e Lam Chau, e também envolveu a construção de novas estradas e ligações ferroviárias ao aeroporto, com pontes e túneis associados, um dos projetos de aeroporto mais caro de todos os tempos. O aeroporto foi inaugurado oficialmente em julho de 1998. O primeiro voo comercial foi da Cathay Pacific, vindo de Nova York. Na época o Terminal 1 era o maior terminal de passageiros do mundo, com área de 570 mil m².
Em junho de 2007 foi inaugurado o Terminal 2.

Fundação: 1998
Código ICAO: 
VHHH
Código IATA:
HKG
Comprimento das pistas:
3,8 km
Passageiros por ano:
1 milhão
Distância da cidade: 37 km
Website: www.hongkongairport.com
Companhias que operam no aeroporto: AirAsia, Air Astana, Air Busan, Air Canada, Air China, Air France, Air India, Air Mauritius, Air New Zealand, Air Niugini, Air Seoul, ANA, American Airlines, Asiana, Bangkok Airways, British Airways, Cambodia, Cathay Pacific, Cebu Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Delta, Eastar Jet, Egyptair, El Al, Emirates, Ethiopian, Etihad Airways, EVA Air, Fiji Airways, Finnair, Garuda Indonesia, Hong Kong Airlines, HK Express, JAL, Jeju Air, Jetstar, Jin Air, Juneyao, KLM, Korean Air, Lanmei Airlines, Lufthansa, Malaysia, Mandarin Airlines, MIAT, Myanmar, Nepal, Peach, Philippine, Qantas, Qatar Airways, Royal Brunei, Royal Jordanian, SAS, Scoot, Shandong, Shanghai Airlines, Shenzhen, Sichuan Airlines, Singapore, Spring, SriLankan, Swiss, Thai, Turkish, T'way, United, VietJet Air, Vietnam, Virgin, XiamenAir

 

 

Aeroporto Internacional Pudong (Shanghai)

O Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao era o único aeroporto de Xangai. A crescente demanda de passageiros tornou impossível a expansão do Hongqiao, pois a área urbana já estava muito próximo ao aeroporto. Sendo assim foi iniciada a construção do novo Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong, em outubro de 1997. O aeroporto foi inaugurado em outubro de 1999, com uma área de 40 km². A segunda pista foi inaugurada em março de 2005.
Em março de 2008 foi inaugurada a terceira pista,  tempo dos Jogos Olímpicos de Verão, e o Terminal 2, com capacidade anual de 60 milhões de passageiros e 4,2 milhões de toneladas de carga.
Em 2015 foi concluída uma obra de expansão que dobrou a capacidade do aeroporto. A obra incluiu a construção de um novo terminal de satélite.

Fundação: 1999
Código ICAO:
ZSPD
Código IATA:
PVG
Comprimento das pistas:
3,4; 3,8 e 4,0 km
Capacidade anual de passageiros:
80 milhões
Passageiros por ano:
32 milhões
Distância da cidade: 33 km
Website:
http://www.shairport.com
Companhias que operam no aeroporto: AirAsia, Air Canada, Air China, Air France, Air India, Air Macau, Air Mauritius, Air New Zealand, ANA, American Airlines, Asiana, Austrian, Beijing Capital, British Airways, Cambodia Angkor Air, Cathay Pacific, Cebu Pacific, Chengdu Airlines, China Airlines, China Eastern, China Southern, China United, Delta, Eastar Jet, Emirates, Ethiopian, Ethiad, EVA Air, Finnair, Fuzhou Airlines, Garuda Indonesia, Hainan, Hebei Airlines, Hong Kong Airlines, Iberia, JAL, Jetstar, Jin Air, Juneyao, KLM, Korean Air, Kunming, Lion Air, Lufthansa, Mahan Air, Malaysia, Peach, Philippine, Qantas, Qatar Airways, Royal Brunei, SAS, Shandong, Shenzhen, Sichuan, Singapore, Spring, SriLankan, Suparna, Swiss, Thai, Tianjin, Turkish, T'way, United, Vietnam, Virgin, West Air, XiamenAir

 

 

Aeroporto Internacional Capital Beijing/Peking

O aeroporto foi inaugurado em março de 1958, com um pequeno terminal e uma única pista de 2.500 metros. A sua única pista foi estendida em 1966 e em 1982, chegando a 3.800 metros. Uma segunda pista de 3.200 metros foi inaugurada em outubro de 1978.
Em janeiro de 1980 o aeroporto ganhou um novo e maior Terminal 1.
Em novembro de 1999 o Terminal 2 foi inaugurado. Em 2004 foi terminada a reforma do Terminal 1 e em 2007 o aeroporto ganhou a terceira pista.
Em fevereiro de 2008 foi inaugurado o Terminal 3 e também uma ligação ferroviária ao centro da cidade.
Em janeiro de 2013 foi anunciada a construção de um novo aeroporto para desafogar o Capital Beijing. As obras começaram em 2014 e foram concluídas em 2019. O Aeroporto Internacional de Pequim Daxing foi inaugurado em setembro de 2019.

Fundação: 1958
Código ICAO:
ZBAA
Código IATA:
PEK
Comprimento das pistas:
3,2 e 3,8 km
Passageiros por ano:
32 milhões
Distância da cidade: 25 km
Website:
http://www.bcia.com.cn
Companhias que operam no aeroporto: Air Algérie, Air Astana, Air Canada, Air China, Air France, Air Koryo, Air Macau, AirAsia, ANA, American Airlines, Asiana, Austrian, Azerbaijan, Beijing Capital, British Airways, Cambodia, Cathay Pacific, Cebu Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Delta, Donghai, Egyptair, El Al, Emirates, Ethiopian, Ethiad, EVA Air, Fiji Airways, Finnair, Garuda, Grand China Air, Hainan, Hawaiian, Hong Kong Airlines, Iraqi Airways, JAL, KLM, Korean Air, Loong Air, LOT, Lufthansa, Mahan Air, Malaysia, MIAT, NordStar, Pakistan, Philippine, Qantas, Qatar Airways, SAS, Shandong, Shenzhen, Sichuan, Singapore, SriLankan, Swiss, TAAG, Thai, Tibet Airlines, Turkish, United, Uzbekistan, Vietnam

 

 

Aeroporto Internacional de Dubai

O primeiro aeródromo de Dubai foi inaugurado oficialmente em 1960, com uma pista de 1.800 metros de areia compactada. Em maio de 1963 começou a construção de uma pista de asfalto de 2.800 m. Em 1965 foi inaugurada uma ampliação do terminal de passageiros, além da construção de hangares.
Na década de 1970 o aeroporto foi adaptado para receber aeronaves de fuselagem larga e passou por reformas que incluíram a construção de um novo terminal de passageiros. Em abril de 1984 foi inaugurada a segunda pista.
Tudo mudou com a criação da Emirates em 1985. A companhia aérea utilizou o aeroporto como seu principal HUB de voos, o que gerou um impressionante aumento de tráfego. O Terminal 1, que originalmente foi construído para receber 18 milhões de passageiros por ano, foi ampliado para receber 45 milhões.
Em 1998 foi inaugurado o Terminal 2. Já o Terminal 3 entrou em operação em outubro de 2008. Construído exclusivamente para a Emirates, o terminal tem capacidade para 65 milhões de passageiros por ano, 20 portões para o A380 e se tornou o maior edifício do mundo em área útil, com mais de 1.713 mil de m². O edifício inclui uma estrutura subterrânea de vários níveis, lounges de primeira classe e classe executiva, hotel de 4 e 5 estrelas, restaurantes e vagas de estacionamento. O terminal inclui também o pavilhão VIP, com serviços dedicados de aviação executiva.
Em 2004 foi inaugurado o megaterminal de cargas, com capacidade para movimentar três milhões de toneladas de carga por ano e que inclui um centro de flores.
Em 2009 a capacidade to Terminal 2 foi ampliada e foi inaugurada duas estações do Metrô no aeroporto. Uma terceira estação do Metrô foi inaugurada em setembro de 2011.

Fundação: 1960
Código ICAO:
OMDB
Código IATA:
DXB
Comprimento das pistas:
4,3 e 4,6 km
Passageiros por ano:
29 milhões
Distância da cidade: 7 km
Website:
http://www.dubaiairport.com
Companhias que operam no aeroporto:
Terminal 1:
Air Algérie, Air Blue, Air China, Air France, Air India, Air Malta, Austrian, Azerbaijan, Biman Bangladesh, British Airways, Cathay Pacific, China Eastern, China Southern, Daallo, Delta, Djibouti Air, Egyptair, Enter Air, Ethiopian, FlyGeorgia, Georgian, Gulf Air, IndiGo, Iran Air, Iraqui, Jazeera, Jet, Jordan, Kabo Air, Kam Air, Kenya, KLM, Korean Air, Kuwait, Lufthansa, Mahan, MEA, Nas Air, Nordstar, Norwegian Air Shuttle, Oman Air, PIA, Pegasus, Qatar, Royal Brunei, Royal Jordanian, RwandAir, Safi, Saudia, Shaheen Air International, SpiceJet, Singapore, Somon Air, SiriLankan, Sudan, Swiss, Syrian Air, Tarom, Tatarstan, Thai, Tunisair, United, Ural, Uzbekistan, Virgin Atlantic, Yemenia
Terminal 2:
Air India, Alexandria, Ariana Afghan, Caspian, Eritrean, Euro-Asia Air, Fars Air Qeshm, FlyDubai, Gryphon, Iran Aseman, Jubba, Jupiter, Kish Air, Kyrgyzstan Aircompany, Mihin Lanka, Nasair, Taag, Taban Air, Toumaï Air Tchad, Transavia, Travel Service Hungary
Terminal 3:
Emirates, Qantas

 

 

Aeroporto Internacional de Changi (Cingapura)

Anteriormente os voos internacionais de Cingapura pousavam no Aeroporto Internacional de Cingapura em Paya Lebar, inaugurado em 1955, com uma única pista e um pequeno terminal de passageiros. Com o crescimento da demanda, o aeroporto chegou ao seu limite de capacidade na década de 1970.  O governo então decidiu construir um novo aeroporto em 1975, na ponta leste da ilha principal de Changi, onde o novo aeroporto seria facilmente expansível. As obras começaram ainda em 1975 e o Aeroporto Internacional de Changi foi inaugurado em dezembro de 1981. No primeiro ano de operação, o aeroporto possuía o Terminal 1 de passageiros, uma pista, 45 vagas de estacionamento de aeronaves e instalações e estruturas de apoio.
Imediatamente após a conclusão da Fase 1 iniciou-se a expansão do aeroporto, que incluiu a segunda pista e mais 23 vagas de estacionamento de aeronaves. O Terminal 2 foi inaugurado em 1990, à frente da crescente demanda de passageiros.
A construção do Terminal 3 começou em 1999, sendo inaugurado em 2008, ampliando a capacidade total do aeroporto para 66 milhões de passageiros por ano.
Em 2006 foi inaugurado o JetQuay CIP Terminal, o primeiro terminal de luxo na Ásia, oferecendo serviços de check-in privado, manuseio de bagagem e serviços de liberação de imigração. Também em 2006 foi inaugurado o Budget Terminal, dedicado para companhias aéreas de baixo custo, o terminal oferece taxas de desembarque, manuseio e aeroportuárias mais baixas. Porém o aeroporto decidiu encerrar as operações desse terminal em 2012, para dar lugar a construção do Terminal 4.
Em julho de 2013 o Terminal 2 inaugurou um jardim temático com tecnologia interativa. Pioneiro em vários conceitos,  o aeroporto se destacou como referência de excelência em serviços e conquistou mais de 500 prêmios desde sua inauguração. Ele foi classificado como o "Melhor Aeroporto do Mundo" pela Skytrax várias vezes e é o primeiro aeroporto a aparecer em primeiro lugar por oito anos consecutivos.
Em outubro de 2017 foi inaugurado o Terminal 4, com um conceito de "viagem rápida" o terminal possuí opções de self-service check-in, despacho de bagagem automatizado e liberação de imigração.
Em abril de 2019 foi inaugurado o Jewel Changi, um complexo de entretenimento e varejo com tema da natureza ligado ao aeroporto. O complexo possuí a cachoeira interna mais alta do mundo (Rain Vortex), cercada por um cenário de floresta. Além disso inclui jardins, atrações, hotel, lojas e restaurantes, bem como check-in antecipado.

Fundação: 1981
Código ICAO: 
WSSS
Código IATA:
SIN
Comprimento das pistas:
3x 4 km
Passageiros por ano:
3 milhões
Distância da cidade: 25 km
Website: changiairport.com
Companhias que operam no aeroporto: Air China, Air France, Air India, Air New Zealand, Air Niugini, Air Premia, AirAsia, Aircalin, ANA, Asiana, Bamboo Airways, Bangkok Airways, Batik Air, Batik Air Malaysia, Biman Bangladesh Airlines, British Airways, Cambodia Airways, Cathay Pacific, Cebu Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Citilink, Drukair, Emirates, Ethiad, EVA Air, Fiji Airways, Finnair, Garuda Indonesia, Gulf Air, HK Express, IndiGo, Indonesia AirAsia, JAL, Jeju Air, Jetstar, Juneyao Airlines, KLM, Korean Air, Lion Air, Lufthansa, Malaysia, Myanmar, Philippine, Qantas, Qatar, Royal Brunei, Saudia, Scoot, Sichuan Airlines, Singapore, SriLankan, Starlux, Swiss, Thai, Thai Vietjet Air, Turkish, T'way Air, United, US-Bangla, VietJet Air, Vietnam, Vistara, Xiamen Airlines, ZIPAIR Tokyo

 

 

Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi (Bangkok)

O aeroporto foi construído num local anteriormente chamado de Nong Nguhao (Pântano da Cobra), na província de Samut Prakan. O nome Suvarnabhumi significa "terra de ouro".  A necessidade do novo aeroporto para Bangkok remonta a 1973, quando foi definida a área para a construção. Porém protestos liderados por estudantes levaram à derrubada do governo e ao adiamento do novo aeroporto. As obras só foram iniciadas em 2002. Os primeiros voos foram realizados em julho de 2006 e a inauguração oficial foi em setembro. O Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi substituiu o antigo Aeroporto de Don Mueang, que passou a operar somente voos regionais.
O terminal de passageiros de Suvarnabhumi é um dos maiores do mundo, com 563 mil m². Mesmo assim, em 2015, o aeroporto superou os 45 milhões de passageiros por ano, tornando necessária uma expansão da capacidade.

Fundação: 2006
Código ICAO: 
VTBS
Código IATA:
BKK
Comprimento das pistas:
4 km 3,7 km
Passageiros por ano:
10 milhões
Distância da cidade: 32 km
Website: www.suvarnabhumiairport.com
Companhias que operam no aeroporto: Air Astana, Air Austral, Air Busan, Air Canada, Air China, Air France, Air India, Air Macau, ANA, Asiana, Austrian, Bamboo Airways, Bangkok Airways, Biman Bangladesh Airlines, Bhutan Airlines, Cambodia Airways, Cathay Pacific, Cebu Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Drukair, Egyptair, El Al, Emirates, Ethiopian, Ethiad, EVA Air, Finnair, Garuda Indonesia, Greater Bay Airlines, Gulf Air, Hainan Airlines, Hebei Airlines, HK Express, Hong Kong Airlines, IndiGo, JAL, JC International Airlines, Jeju Air, Jetstar, Jin Air, Juneyao Airlines, Kenya Airways, KLM, Korean Air, Kunming Airlines, Kuwait Airways, Lanmei Airlines, Lao Airlines, Lucky Air, Lufthansa, Mahan Air, Malaysia, Maldivian, MIAT, Myanmar, Nepal Airlines, Okay Airways, Oman Air, Pacific Airlines, Peach, Philippine Airlines, Qantas, Qatar, Qingdao Airlines, Royal Brunei, Saudia, Shandong Airlines, Shenzhen Airlines, Sichuan Airlines, Singapore, Sky Angkor Airlines, SpiceJet, Spring Airlines, SriLankan Airlines, Starlux Airlines, Swiss, Thai, Turkish, T'way Air, Ural Airlines, US-Bangla Airlines, Uzbekistan Airways, VietJet Air, Vietnam, Vistara, XiamenAir, ZIPAIR Tokyo,

 

 

Aeroporto Internacional de Incheon (Seul)

Na década de 1990 tornou-se evidente que o Aeroporto Internacional de Gimpo não conseguia lidar com o aumento do tráfego aéreo e o governo decidiu construir um novo aeroporto. A construção do aeroporto de Incheon começou em 1992, entre a Ilha Yeongjong e a Ilha Youngyu. O aeroporto foi inaugurado oficialmente em março de 2001. Na primeira fase, o aeroporto tinha apenas o Terminal 1, capacidade para 30 milhões de passageiros por ano, e duas pistas paralela. Após a sua abertura, o Aeroporto Internacional de Gimpo passou a atender voos domésticos e voos internacionais de curta/média distância, para o Japão, China e Taiwan.
Em 2002 foi iniciada uma expansão do aeroporto, incluindo a construção da terceira pista e a ampliação do Terminal 1, ampliando a capacidade para 44 milhões de passageiros por ano. O aeroporto passou por uma nova expansão em 2017, com a construção do Terminal 2, ampliando a capacidade do aeroporto para 62 milhões de passageiros por ano. O Terminal 2 foi inaugurado em janeiro de 2018. A expansão também incluiu uma linha ferroviária para o centro da cidade de Seul.
Em 2016 o Aeroporto Internacional de Incheon entrou para a lista dos 20 aeroportos mais movimentados do mundo. Em 2021 foi classificado pela Skytrax como o quarto melhor aeroporto do mundo.

Fundação: 2001
Código ICAO: 
RKSI
Código IATA:
ICN
Comprimento das pistas:
3x 3,75 km / 4 km
Passageiros por ano:
12 milhões
Distância da cidade: 49 km
Website: www.airport.kr/ap/en/
Companhias que operam no aeroporto: AeroMexico, AirAsia X, Air Astana, Air Busan, Air Canada, Air China, Air France, Air India, Air Macau, Air New Zealand, Air Premia, Air Seoul, American Airlines, Asiana, Bamboo Airways, Cathay Pacific, Cebu Pacific, China Airlines, China Eastern, China Southern, Delta, Emirates, Ethiopian, Ethiad, EVA Air, Finnair, Garuda Indonesia, Hainan, Hawaiian Airlines, HK Express, Hong Kong Airlines, Jeju Air, Jetstar, Jin Air, Juneyao Airlines, KLM, Korean Air, Lao Airlines, LOT, Lufthansa, Malaysia, MIAT, Myanmar Airways International, Pan Pacific Airlines, Peach Aviation, Philippine, Qantas, Qatar, Qingdao Airlines, Royal Brunei Airlines, Saudia, Scoot, Shandong Airlines, Shanghai Airlines, Shenzhen Airlines, Sichuan Airlines, Singapore, Sky Angkor Airlines, Spring Airlines, SriLankan Airlines, Thai, Tianjin Airlines, Tigerair Taiwan, Turkish, T'way Air, Uni Air, United, Uzbekistan Airways, VietJet Air, Vietnam, XiamenAir, Yakutia Airlines, ZIPAIR Tokyo

 

 

Aeroporto Internacional de Indira Gandhi (Delhi)

O principal aeroporto de Delhi era o Aeroporto de Safdarjung, construído em 1930. Devido ao aumento do tráfego de passageiros, as operações civis foram transferidas para o Aeroporto de Palam em 1962, construído durante a Segunda Guerra Mundial. Durante as décadas de 70 e 80 foi construído um terminal adicional com quase quatro vezes a área do antigo terminal. Em maio de 1986 o aeroporto passou a se chamar Aeroporto Internacional Indira Gandhi. Os voos domésticos passaram a ser operados no Terminal 1 e os voos internacionais no Terminal 2.
Em outubro de 2001 o aeroporto ganhou um voo sem escalas para Toronto, operado pelo A340 da Canada 3000.
Em janeiro de 2006 foi anunciada a venda dos direitos de gestão do aeroporto ao consórcio DIAL (Delhi International Airport Limited).
Em julho de 2010 foi inaugurado o Terminal 3, aumentando a capacidade do aeroporto para 34 milhões de passageiros por ano. O terminal possuí uma conexão expressa com Delhi pelo metrô e passou a ser o principal terminal do aeroporto, abrigando todas as companhias aéreas internacionais.

Fundação: 1962
Código ICAO: 
VIDP
Código IATA:
DEL
Comprimento das pistas:
2,8 km / 3,8 km / 2x 4,4 km
Passageiros por ano:
39 milhões
Distância da cidade: 11 km
Website: www.newdelhiairport.in
Companhias que operam no aeroporto: Aeroflot, Air Arabia, Air Astana, Air Canada, Air France, Air India, AirAsia X, Akasa Air, Alliance Air, ANA, American Airlines, Ariana Afghan Airlines, Asiana, Azerbaijan Airlines, Batik Air Malaysia, Bhutan Airlines, Biman Bangladesh Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Druk Air, Emirates, Ethiopian, Ethiad, Finnair, Flydubai, Flynas, Gulf Air, IndiGo, Iraqi Airways, ITA Airways, JAL, Jazeera Airways, Kam Air, KLM, Korean Air, Kuwait Airways, LOT, Lufthansa, Mahan Air, Malaysia, Myanmar Airways International, Nepal Airlines, Oman Air, Qantas, Qatar, Saudia, Singapore, Somon Air, SpiceJet, SriLankan, Swiss, Thai, Turkish, United, Uzbekistan Airways, VietJet Air, Vietnam, Virgin Atlantic, Vistara

 

 

Aeroporto Internacional Kingsford Smith (Sydney)

O Aeródromo de Mascot foi oficialmente inaugurado em janeiro de 1920, embora aviadores já realizasse voos no mesmo local desde 1911. Inicialmente operando como um aeródromo privado, o local foi comprado pelo governo e se tornou público em 1923. Em 1924 começaram os primeiros voos regulares. Em 1933 foram construídas pistas de cascalho. Em agosto de 1936 foi renomeado para Aeroporto Kingsford Smith, em homenagem ao pioneiro aviador australiano.
Em julho de 1960 as pistas foram pavimentadas e estendidas para receber os jatos.
Em maio de 1970 foi inaugurado um novo terminal de passageiros pela rainha Elizabeth II. O terminal foi ampliado e reformado em 1992, 2000 e 2010.
Em 2002 o aeroporto foi privatizado e assumido pela Southern Cross Airports Corporation Holdings.

Fundação: 1953
Código ICAO: 
YSSY
Código IATA:
SYD
Comprimento das pistas:
3,9 km, 2,5 km 2,4 km
Passageiros por ano:
10 milhões
Distância da cidade: 9 km
Website: http://www.sydneyairport.com.au
Companhias que operam no aeroporto: Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, Air Niugini, Air Vanuatu, AirAsia X, Aircalin, ANA, American Airlines, Asiana, Beijing Capital, British Airways, Cathay Pacific, Cebu Pacific, China Airlines, China Eastern Airlines, China Southern Airlines, Delta, Emirates, Etihad Airways, Fiji Airways, FlyPelican, Fly Corporate, Grauda, Hainan, Hawaiian, JAL, Jetstar, Korean Air, Latam, Malaysia, Philippine, Qantas, Qatar, Regional Express, Samoa Airways, Scoot, Sichuan, Singapore, Thai, Tianjin, United, Vietnam, Virgin, XiamenAir

 

 

Aeroporto de Auckland

O local do aeroporto remonta ao Aeródromo pelo Auckland Aero Club, de 1928, depois conhecido como Aeródromo de Mangere. Em 1958 o governo iniciou um projeto para a criação de um aeroporto internacional em Mangere. As obras começaram em 1960 e o primeiro voo ocorreu em novembro de 1965, um DC-8 da Air New Zealand com destino a Sydney. O aeroporto foi inaugurado oficialmente em janeiro de 1966.
Em 1977 foi construído um novo terminal internacional e o antigo terminal passou a operar apenas voos domésticos.
Em 2009 foi construída uma extensão do terminal internacional, criando o Pier B, capaz de receber o A380. Em maio de 2009 a Emirates se tornou a primeira a operar esse modelo de aeronave em Auckland. Em 2013 o terminal doméstico foi reformado.

Fundação: 1966
Código ICAO: 
NZAA
Código IATA:
AKL
Comprimento das pistas:
2,5 km 3,5 km
Passageiros por ano:
6 milhões
Distância da cidade: 26 km
Website: aucklandairport.co.nz
Companhias que operam no aeroporto: Air Canada, Air Chathams, Air China, Air New Zealand, Air Tahiti Nui, Air Vanuatu, AirAsia X, Aircalin, American Airlines, Barrier Air, Cathay Pacific, China Airlines, China Eastern Airlines, China Southern Airlines, Emirates, Fiji Airways, Hainan, Hawaiian Airlines, Jetstar, Korean Air, Latam, Malaysia, Philippine, Qantas, Qatar, Samoa Airways, Sichuan, Singapore, Thai, United

 

 

Aeroporto Internacional Oliver Tambo (Johanesburgo)

O aeroporto foi fundado em 1952 como Aeroporto Internacional Jan Smuts, substituindo o Aeroporto Internacional de Palmietfontein, que operava voos europeus desde 1945. O aeroporto foi inaugurado oficialmente em outubro de 1953, com três pistas e um pátio de 26 mil m².
Durante a década de 1960 o aeroporto recebeu melhorias tais como acessos rodoviários, estacionamento e hotel.
A segunda pista do aeroporto foi inaugurada no final da década de 1980 e em dezembro de 1993 uma grande reforma no aeroporto foi concluída.
Em 2005 o aeroporto alterou o seu nome para Aeroporto Internacional Oliver Tambo, em homenagem ao ativista antiapartheid.

Fundação: 1952
Código ICAO:
FAOR (FAJS)
Código IATA:
JNB
Comprimento das pistas:
3,4 km e 4,4 km
Distância da cidade: 22 km
Passageiros por ano: 8 milhões
Companhias que operam no aeroporto: Air Austral, Air Botswana, Air China, Air France, Airlink, Air Mauritius, Air Seychelles, Air Zimbabwe, British Airways, Cathay Pacific CemAir, Congo Airways, Delta, Egyptair, El Al, Emirates, Ethiopian, Etihad Airways, Fastjet Zimbabwe, Federal Air, FlySafair, Iberia, Kenya Airways, KLM, LAM, Latam, Lufthansa, Malawian, Qantas, Qatar Airways, RwandAir, Saudia, Singapore, South African Airways, Swiss, TAAG, Turkish, Uganda, United, Virgin, Zambia

 

 

Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo

O Aeroporto DF Malan foi inaugurado em 1954, substituindo o Aeródromo Wingfield. Inicialmente o aeroporto oferecia voos internacionais para Londres. Em 1977 o aeroporto também ganhou uma conexão com o Brasil graças aos voos da Varig.
Após a queda do apartheid no início da década de 1990, a propriedade do aeroporto foi transferida do estado para a recém-formada Airports Company South Africa e o aeroporto foi renomeado para Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo.
Em 1992 o aeroporto ganhou uma ligação com os EUA quando foi inaugurada a rota da
South African Airways para Miami.
A partir dos anos 2000 o aeroporto viu um grande crescimento de voos internacionais e a chegada de novas companhias estrangeiras com a United.
Em 2010 o aeroporto passou por uma grande ampliação e reforma para a Copa do Mundo. Foi construído um
edifício central, ligando os terminais doméstico e internacional e oferecendo uma área de check-in comum.

Fundação: 1954
Código ICAO:
FACT
Código IATA:
CPT
Comprimento das pistas:
3,2 km e 1,7 km
Distância da cidade: 20 km
Passageiros por ano: 5 milhões
Companhias que operam no aeroporto: Air Botswana, Air France, Airlink, British Airways, Cathay Pacific, CemAir, Delta, Emirates, Ethiopian, FlyNamibia, FlySafair, Kenya Airways, KLM, LIFT Airline, Lufthansa, Qatar Airways, RwandAir, Singapore, South African Airways, TAAG, Turkish, United

 

 

Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro (Luanda)

O único aeroporto de Luanda era o Aeródromo Emílio de Carvalho, construído em 1918, localizado a 3 km do centro da cidade. Em julho de 1945 foram iniciados os estudos para a construção de um novo aeroporto. A construção do aeroporto começou em 1951 e foi inaugurado em 1954 como Aeroporto Presidente Craveiro Lopes.
Em novembro de 1975, após a independência de Angola, o aeroporto foi renomeado para Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, fazendo referência ao feriado nacional, marcando o início da luta armada contra o regime colonial português.
Em 2002 o aeroporto recebeu reformas e ampliação, que permitiram a remodelação do terminal de passageiros e a construção de um novo estacionamento, aumentando a capacidade de 1,2 milhão para 3,6 milhões de passageiros por ano.
Com o aeroporto completamente integrado na zona urbana e impossibilitado de expandir, o governo está estudando a construção de um novo aeroporto para atender Luanda.

Código ICAO: FNLU
Código IATA:
LAD
Comprimento das pistas:
3,7 km e 2,6 km
Distância da cidade: 1 km
Passageiros por ano: 2 milhões
Companhias que operam no aeroporto: Air France, Arik Air, Brussels, Emirates, Ethiopian, Kenya Airways, Lufthansa, Qatar, TAAG, Tap, Turkish

 

 

Aeroporto Internacional de Maputo

O primeiro campo de pouso na capital de Moçambique, na época chamada de Lourenço Marques, data de 1911, uma pista provisória de terra batida situado no subúrbio da Machava. No final da década de 1930 foram iniciadas as obras para a construção do Aeroporto Internacional de Mavalane, situado no km 7 da linha de Marracuene, e inaugurado em abril de 1938.
Em 1954 foi inaugurada um nova pista com 2,2 km e a torre de controle foi concluída em 1958.
Em junho de 1962 foi concluída um novo terminal no aeroporto, que passou a se chamar Aeroporto Gago Coutinho, em homenagem ao aviador Gago Coutinho, que junto com Sacadura Cabral, completou a primeira travessia do Atlântico Sul.
Em junho de 1970 a Tap realizou o primeiro voo com um jato no aeroporto, com o seu Boeing 707. O aeroporto passou por uma reforma entre 1972 e 1974.
Em 2006 foi iniciada um projeto de ampliação e modernização do aeroporto, que ganhou um novo terminal internacional e um terminal doméstico, um terminal de carga e uma nova torre de controle. Em novembro de 2010 foi inaugurado o terminal internacional, com capacidade para 900 mil passageiros por ano. Em outubro de 2012 foi inaugurado o terminal doméstico.

Fundação: 1938
Código ICAO:
FQMA
Código IATA:
MPM
Comprimento das pistas:
3,66 km e 1,7 km
Distância da cidade: 6 km
Passageiros por ano: 0,5 milhão
Companhias que operam no aeroporto: Air France, Airlink, Ethiopian, Kenya Airways, LAM, Moçambique Expresso, Qatar Airways, South African Airways, TAAG, Tap, Turkish

 

 

> Voltar ao topo da página

atualizado em 2022

Aviação Comercial.net