Aeroportos - São Paulo

Aeroporto de Congonhas (São Paulo)

O único aeroporto de São Paulo era o Campo de Marte, inaugurado em 1920, mas a ocupação ao redor impedia o alongamento de sua pista para poder receber aeronaves maiores. Em 15 de setembro de 1936 o Governo do Estado anunciou a compra de uma área e a construção do "Aeroporto de São Paulo". Uma pista auxiliar foi construída e a pista foi aumentada em 1949. Nessa época Congonhas recebia não só voos nacionais, mais voos internacionais também. Companhias como Lufthansa, Air France, Iberia, Pan Am, Alitalia e Braniff, pousavam em Congonhas com seus Constellations, DC-6 e DC-7. Com a inauguração do Aeroporto de Viracopos, os voos internacionais foram diminuindo e com a chagada dos aviões a jato, B707 e DC-8, todos os voos intercontinentais ficaram com Viracopos e Galeão. Congonhas ficou somente com os voos domésticos e para a América do Sul.
Com a inauguração do aeroporto de Guarulhos, Congonhas foi gradativamente sendo esvaziado. Permaneceram só a ponte aérea RJ-SP e voos regionais. O aeroporto voltou a receber jatos em 1990 com a Tam, que iniciou operações com os Fokker 100. Com o passar do tempo a Tam, Transbrasil e Vasp foram crescendo, os turbo-hélices foram substituídos por jatos e o aeroporto foi ficando cada vez mais movimentado. Nos anos 90 e inicio dos anos 2000 Congonhas era o aeroporto mais movimentado do Brasil e estava totalmente saturado. Porém o aeroporto está cercado de construções e não tem espaço para crescer.

 

Companhias que operam em Congonhas: Avianca, Azul, Gol, Tam

Companhias que já operaram no aeroporto:
Nacionais:
Cruzeiro, Panair do Brasil, Pantanal, Real-Aerovias, Transbrasil, Varig, Vasp, WebJet
Internacionais:
 APSA, Aerolineas Argentinas, Air France, Alitalia, Avianca, Braniff, Iberia, LAB, Lan Chile, Lufthansa, NYRBA, Pan Am, Viasa

Fundação:
Abril de 1936
Código ICAO: 
SBSP
Código IATA:
CGH
Comprimento das pistas:
1,9 km e 1,4 km
Capacidade de passageiros por ano:
15 milhões
Movimento de passageiros por ano: 15 milhões
Distância da cidade: 10 km

 

 


Destinos operados a partir de Congonhas

 


Movimento de passageiros no Aeroporto de Congonhas

 

Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (Cumbica)
(Clique aqui)

 

Atualizado em maio de 2015

Aviação Comercial