Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins (Belo Horizonte)

Até então o Aeroporto de Pampulha era o único servindo Belo Horizonte. O problema é que ele estava totalmente cercado pela cidade e não tinha para onde se expandir. Assim, o governo iniciou estudos para a construção de um novo aeroporto no distrito de Confins, cerca de 40 quilômetros de distância do centro da capital. O novo aeroporto foi inaugurado em 1984. O primeiro voo regular foi com um Boeing 737-200 da Vasp, vindo de Belém e São Luis e seguindo para São Paulo.
Por ser muito longe do centro de Belo Horizonte, o aeroporto sofreu com a falta de voos. Somente em 2005 o aeroporto obteve um significativo aumento, com a transferência de voos do Aeroporto de Pampulha.
A Gol escolheu o aeroporto para ser o principal centro de manutenção de suas aeronaves. O Centro de Manutenção da Gol Linhas Aéreas possui dois hangares e está habilitado fazer manutenção completa de todos os Boeing 737.
Em 2008 o aeroporto começou a receber voos internacionais sem escalas para Lisboa, Miami e Panamá, anteriormente somente a Varig havia ligado diretamente o aeroporto à Miami.
Em 2014 o aeroporto foi leiloado para a iniciativa privada. A concessionária BH Airport, formada pelo Grupo CCR, Flughafen Munchen e Flughafen Zürich AG ganharam o direito de explorar o aeroporto. O projeto prevê um novo terminal com 14 pontes de embarque e novo pátio de aeronaves para 7 posições, até 2016. A capacidade do aeroporto deverá ser ampliada de 10 milhões de passageiros por ano para 20 milhões. O projeto também prevê a construção da 2º pista para pousos e decolagens, prevista para 2020.

Fundação: Março de 1984
Código ICAO:
SBCF
Código IATA:
CNF
Comprimento das pistas:
3 km
Capacidade de passageiros por ano:
17 milhões
Movimento de passageiros por ano: 11 milhões
Distância da cidade: 20 km

 

Companhias Aéreas no aeroporto:
TERMINAL 1:
Azul, Gol, Latam, Tap
TERMINAL 2:
TERMINAL 3:
American Airlines, Azul, Copa, Gol, Latam
CARGA: Absa, RIO, Florida West, Lan Cargo, Total Cargo
JÁ OPERARAM: Aerolineas Argentinas, Air Aruba, Air Brasil, Atlas Air, Aerocancun, Avianca, Beta Cargo, BRA, Continental, Cruzeiro, LAB, Nordeste, Panair do Brasil, Pluna, Transbrasil, Trip, Real, Rio Sul, Skymaster, United, Polar Air Cargo, Varig, Varig Log, Vasp, WebJet

 

Voos Internacionais - Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins

Companhia № do Voo Trajeto Aeronave Frequência
Semanal
American Airlines AA 991/992 Belo Horizonte - Miami (MIA) B767-300ER 3
Copa Airlines CM 442/443 Belo Horizonte - Panamá (PTY) B737-800 5
TAP TP 101/102

Belo Horizonte - Lisboa (LIS)

A330-200

6

 


Destinos operados a partir de Confins (BH)

 


Movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins

> Companhias & Aeronaves:

 

 

 

Atualizado em novembro de 2016

Aviação Comercial