EDITORIAL  |  REPORTAGENS  |  FLIGHT REPORTS  |  AEROPORTOS  |  AERONAVES  |  COMPANHIAS AÉREAS  |  ACIDENTES

 

Salvador

O Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães - foi fundado em 1925 e reconstruído completamente em 1941, pela Panair do Brasil. Na ocasião, imperaram as "necessidades de guerra", declararam os governos dos Estados Unidos e do Brasil, justificando a reforma completa do mesmo. Até então, era conhecido como aeroporto de Santo Amaro do Ipitanga.

Em 1955, o aeroporto mudou seu nome para Dois de Julho e, em 1998, para o atual nome, embora a maioria dos habitantes de Salvador continue a chamá-lo de Dois de Julho. A mudança polêmica do nome do aeroporto Dois de Julho para Deputado Luís Eduardo Magalhães causou revolta em parte do povo baiano, especialmente naqueles contrários ao carlismo, pois, esta era uma homenagem post-mortem ao filho de Antonio Carlos Magalhães. 

Dentre as manifestações contrárias à mudança de nome, há a presença da ala "Aeroporto é Dois de Julho" nas principais comemorações cívicas da cidade, como o Desfile do Dois de Julho, o Grito dos Excluídos no sete de Setembro e a Mudança do Garcia, esta ocorrendo durante o Carnaval. Em 2000, passou por uma reforma, se tornando um dos mais modernos aeroportos do Brasil. 

O Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães é o quinto mais movimentado aeroporto do Brasil e o 15° da América Latina em movimento de passageiros. É o mais movimentado do Nordeste, respondendo por mais de 30% do movimento de passageiros dessa região do país. Com uma média diária de 16.220 passageiros, 250 pousos e decolagens (234 vôos domésticos e 16 internacionais) circularam pelo aeroporto, em 2007, 5.932.461 passageiros. 

Situado a 28km do centro de Salvador, numa área de dunas e vegetação nativa de mais de 6.000.000 m², o aeroporto dispõe de completa infra-estrutura aeroportuária e um moderno terminal de passageiros (inaugurado em 2001) capaz de atender a 6.000.000 passageiros/ano e receber 24 aeronaves simultaneamente. O acesso viário do aeroporto já se transformou em um dos principais cartões postais da cidade. 

O tráfego no aeroporto cresce numa média de 14% ao ano. Diariamente, cerca de 35.000 pessoas circulam pelo terminal de passageiros do aeroporto. Mais de 16.000 empregos, diretos e indiretos, são gerados para atender a uma média diária de mais de 10.000 passageiros. 

A reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Salvador começou em junho de 1998. A primeira fase do projeto foi entregue em 1999, com a construção do acesso viário ao aeroporto. Na segunda etapa, foram feitas ampliações em pistas e pátio, construções do terminal de carga aérea, de finger com onze pontes de embarque e do edifício-garagem. Essas obras foram entregues aos usuários em dezembro de 2000. Na última etapa, foi ampliado o terminal de passageiros, com incremento de lojas, posições de check-in e mais espaço para o desembarque internacional. 

Essas obras permitiram aumentar a capacidade operacional de 2.500.000 para 6.000.000 de passageiros por ano. O número de posições de check-in subiu de 27 para 65. O novo terminal de passageiros possui 110 lojas e uma praça de alimentação com 400 lugares. Adequado à nova visão de varejo aeroportuário, as áreas comerciais do aeroporto são identificadas com a marca Aeroshopping, um conceito que visa tornar o ambiente dos saguões de passageiros semelhantes aos de um shopping center, com os mesmos padrões de conforto e qualidade. 

Dentre os serviços que podem ser encontrados no Aeroporto Internacional de Brasília, destacam-se sete locadoras de automóveis, duas cooperativas de táxi especial, duas lojas de câmbio, dez agências de viagens, agência de turismo oficial (Bahiatursa), quatro lojas de receptivo hoteleiro, agência lotérica, farmácia, agência postal (correios), engraxataria, edifício-garagem, proteção de bagagem, guarda-volume, aluguel de celulares, acesso à internet, uma sala Cip, uma sala VIP e caixas eletrônicos. Atualmente, o Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães é servido por várias companhias aéreas nacionais e internacionais, dentre as quais se destacam: Abaeté (cuja sede principal de operações é mesmo em SSA) TAM, Gol, Varig, Webjet, OceanAir e a TAP. Da Europa, chegam ainda vários vôos sazonais, sobretudo no inverno europeu. No setor cargueiro o aeroporto é servido regularmente pela VarigLog, Skymaster e Beta. 

 

Topo da página