EDITORIAL  |  REPORTAGENS  |  FLIGHT REPORTS  |  AEROPORTOS  |  AERONAVES  |  COMPANHIAS AÉREAS  |  ACIDENTES

 

Embraer EMB-110


O Embraer EMB-110 Bandeirante, ou "Bandit" como é conhecido internacionalmente, é um dos aviões mais bem sucedidos da Embraer.
O projeto foi iniciado em resposta a necessidade apontada pelo Ministério da Aeronáutica para uma aeronave leve de transporte militar e civil.

O projeto foi iniciado com a cooperação do conhecido projetista francês Max Holste e já em 1968 voaria o primeiro protótipo, o YC-95.
A Embraer como empresa propriamente dita seria aberta apenas no ano seguinte.

O Bandeirante foi sua primeira grande realização. O primeiro exemplar de produção do EMB110 Bandeirante voou em agosto de 1972, entrando em operação comercial em abril de 1973 através da Transbrasil.

A Embraer desenvolveu várias versões a partir do modelo básico EMB110 (com capacidade para 12 assentos).
Entre estas, os de aerofotogametria (EMB110B) e de patrulha marítima (EMB111 conhecido usualmente como "Bandeirulha").
A primeira versão para uso por empresas aéreas foi a EMB110C, com capacidade para até 15 passageiros, seguida de diversas outras, até a versão de passageiros definitiva: o EMB110P2, com capacidade para até 21 passageiros.

As vendas do "Bandit" aconteceram nos cinco continentes, colocando a Embraer no mapa dos construtores aeronáuticos. Esse já é um feito de extrema relevância que muitas vezes é esquecido, especialmente pela mídia, que sempre cobriu com estardalhaço os acidentes com o tipo, como se houvesse alguma culpa a imputar à aeronave.
O que de fato aconteceu é que várias vezes o Bandeirante foi operado indevidamente, e em alguns desse casos ocorreram acidentes.

Em todos eles a aeronave foi exonerada de culpa. Mas como dizia Tom Jobim, sucesso no Brasil é ofensa pessoal. Talvez esse seja o caso em questão.

A produção do Bandeirante foi encerrada em maio de 1990, com a última unidade entregue à Força Aérea Brasileira. A robustez, confiabilidade e baixos custos operacionais fazem do Bandeirante um tipo muito popular entre seus operadores.


Embraer EMB-110 Bandeirante
Comprimento (m): 15,33
Envergadura (m): 15,10
Altura (m): 4,92
Motores/Empuxo: 2x P&W Canada PT6A-34 (750shp)
Peso max. decol (kg): 5.900
Vel. cruzeiro: 413km/h
MMO/VMO: 341km/h
Alcance (km): 1.964
Tripulação técnica: 2
Passageiros: 19
Primeiro vôo: 1968
Encomendados: 501
Entregues: 501

 

Topo da página