EDITORIAL  |  REPORTAGENS  |  FLIGHT REPORTS  |  AEROPORTOS  |  AERONAVES  |  COMPANHIAS AÉREAS  |  ACIDENTES

 

Bristol Britannia


Atendendo à uma solicitação feita pela BOAC nos anos imediatamente após o final da Segunda Guerra Mundial, a Bristol Aircraft apresentou nada menos do que oito desenhos diferentes para atender às especificações especificadas pela empresa.
Destes, a que mais se aproximava do ideal foi o Type 175, um quadrimotor de asa baixa impulsionado por motores a pistão Bristol Centaurus.

Sua capacidade incial era para até 36 passageiros. Porém, como os motores ofereciam grande margem de potência, esta foi aumentada para um total máximo de 48 passageiros. Nascia o Britannia.
Diversas alterações foram feitas durante seu desenvolvimento, aumentando o seu tamanho.

Quando de seu vôo inaugural, em agosto de 1952, sua capacidade máxima era para 90 passageiros em classe turística, e utilzava quatro turbo-hélices Bristol Proteus.

Quinze unidades da Série 100 foram entregues à BOAC e o primeiro vôo comercial foi realizado entre Londres e Johannesburg, em fevereiro de 1957.
A Série 300 voou pela primeira vez em julho de 1956 e tinha a fuselagem aumentada em 3 metros, permitindo a acomodação de até 144 passageiros, além de possuir alcance para vôos transatlânticos.
Apesar de ser sido encomendada originalmente pela BOAC, esta empresa jamais os operou, transferindo a encomenda para o novo modelo 300LR de longo alcance, conhecido depois como a Série 310.

Com esta aeronave, a BOAC inaugurou serviços de Londres para Nova York em dezembro de 1957, tornando-se a primeira empresa a atravessar o Atlântico Norte com um turbo-hélice.
A última série do Britannia a ser produzida, ainda que em pequena quantidade, foi a 320, com motores mais potentes e operada apenas pela Canadian Pacific.

Apesar de todo o sucesso que o modelo prometia, o advento de concorrentes a jato inibiu suas vendas. Em 1954 a Bristol vendeu os direitos de construção para a Canadair, que construiu duas versões, o CL-28 Argus (de reconhecimento marítimo para a Força Aérea Real Canadense) e o CL-44, que também foi usado como cargueiro civil.



Bristol Britannia
Comprimento (m): 37,87
Envergadura (m): 43,36
Altura (m): 11,43
Motores/Empuxo: 4x Bristol Proteus (4120 ehp)
Peso max. decol (kg): 83.915
Vel. cruzeiro: 575km/h
MMO/VMO: 639km/h
Alcance (km): 6869
Tripulação técnica: 3
Passageiros: 110
Primeiro vôo: 08.1952
Encomendados: 84
Entregues: 84

 

Topo da página